sexta-feira, 19 de maio de 2017

# A INCANSÁVEL LUTA DIÁRIA




Acordamos, nos preparamos para enfrentar mais um dia, de cabeça erguida e peito aberto, apesar de tantas batalhas enfrentadas e vencidas, com a consciência de ainda há muito a se fazer, e de que é preciso subir um degrau de cada vez, até conquistar o verdadeiro triunfo. 

Todos os anos, no mês de março, comemoramos tradicionalmente o Dia Internacional da Mulher, é um tempo de verdadeira reflexão, por isso, me dedico a missão de escrever um artigo totalmente dedicado as mulheres, com o intuito de homenageá-las pela data, e também alertar pelas estatísticas de violência, que infelizmente só tem crescido.

Devemos chamar a atenção nesse momento, não só das mulheres, mas dos homens também, pois uma vez que nós não nos posicionarmos, e indignarmos à respeito desse contexto preconceituoso o qual nós estamos inseridas, é porque concordamos com aquilo que não eleva a figura feminina, e nós jamais podemos concordar com essa situação.

O reconhecimento à mulher aumenta, cada vez mais, e isso seria muito bom, se não fossem o crescimento simultâneo de tantas estatísticas negativas envolvendo a mulher: abuso sexual, agressões físicas, verbais e psicológicas; o preconceito, tais condutas que são resultados de comportamentos verdadeiramente machistas.

Foram muitos nossos progressos até hoje, o direito a vida, liberdade, educação, saúde, ao voto e da participação política e economia, além do reconhecimento do sexo feminino em cargos políticos, a Lei Maria da Penha e Feminicídio, a conquista de grandes cargos empresariais, entre tantos outros triunfos da luta feminina.

Hoje, a nossa luta é pelo direito de ir e vir com segurança, pelo reconhecimento e respeito em qualquer área, igualdade social, de salários, e direitos. Pautas tais, que eu defendo e luto diariamente, através da política por menos julgamento, preconceito, piadas machistas, para que estatísticas de reconhecimento cresçam e de violência diminuam cada vez mais.

Devemos avançar pregressivamente, dia após dia, temos muito espaço para conquistar, mas é preciso protestar de forma inteligente, com uma vasta clareza de ideias, projetos que venham beneficiar a mulher no mercado de trabalho, apresentando verdadeiras soluções, e não parando o país como sugerido por uma Senadora, deixando as ruas sujas, atrapalhando outros trabalhadores.

Acredito que nós mulheres, temos outras maneiras de exercer nosso papel e lutar pelos nossos direitos. Nosso espaço deve ser conquistado por mérito, reconhecimento, competência, através da ética, transparência, e com argumentos para defender o que é direito de fato. Precisamos respeitar e também sermos respeitadas.

Antes mesmo de ser vereadora, sou mulher e carrego comigo os deveres como cidadã, com orgulho para que os meus direitos jamais sejam menosprezados.

Vereadora Michele Bretas

Nenhum comentário: